segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Decodificando o silêncio.

A comunicação ocorre em vários lugares e situações diferentes, mostrando que não poderia existir sociedade sem comunicação nem comunicação sem sociedade. Entretando, para que haja comunicação é necessário compreender que esta não inclui apenas as mensagens que pessoas trocam deliberadamente entre si.Tom das palavras faladas, gestos, movimentos corporais,olhares, sorrisos.. Na realidade, não há nada que não possa ser decodificavel como signo ou modo de comunicação. Dentre os citados, poderia enfatizar qualquer um para diagnosticar seus traços, mas julgo mais interessante focar o oculto...

O silêncio comunica ! Então me calo agora e te mostro tudo por meio de sinais. Não te digo mais nada com palavras, passe a interpretar meus olhares que as vezes se traçam em sua direção.‘Quem cala consente.’ – Provérbio popular. Ponto de vista a qual julga o silencio como anuência,aprovação, como um modo de se mostrar de acordo com um fato. Lógico? Correto? Quem cala consente.. Questão fútil. Até que vira pauta, até que é posta em discussão e uma voz ao longe dispara de modo fugaz ‘QUEM CALA É SABIO’. No mínimo intrigante, e passa a ser a nova pauta da reunião em cúpula dos pensamentos que trafegam numa mente aberta, e trafegam conflitando-se..

O silêncio intriga. Quem nega voz diante de fatos envolve e força a busca de interpretações, quem cala se projeta por instantes ao foco, mostra-se enigmático e de difícil decodificação. Passa a ser pauta para a matéria, pensamentos realizam apurações em busca de uma informação concreta e real isso se ela não antes sofrer ação dos editores e mais do que nunca estarem redigidas de acordo com o interesse de seu interlocutor. É .. quem cala esbanja maestria,faz palavras se tornarem futilidade diante da comunicação seca(É de tom mais límpido notar o olhar apaixonado de John para Margie como em um início de namoro ao invés de simplesmente vê-lo dizer que a ama).

- Ok, analise feita,rumos traçados, reunião encerrada.

- Comunicar é arriscar!

Alfa12 não deixaria passar a oportunidade de mais uma vez mostrar-se intrigante e exibe seu lado.- Se expressar em silêncio põe em risco a exatidão da interpretação alheia. Se completo por olhares e gestos pode se manter coeso, se for jogado ao vento pode se perder numa imensidão de vácuo,perdendo então a essência,originalidade e veracidade ao mesmo tempo que palavras ao sofrer com os ruídos do sinal podem manchar a pureza do que há. O sábio,por si só, mesmo nunca dizendo tudo o que pensa, sempre pensa em tudo o que diz, contudo ao querer se mostrar sensato vai preferir expor palavras à perder sua coerência.

Pior do que a voz que cala, é um silêncio que fala”

Nenhum comentário:

Postar um comentário